“Julgamento de Deus”

Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 8 views
Notes
Transcript
Objetivo do Encontro:“Apontar para a verdade de que o relacionamento com Deus e com o “corpo de Cristo” é primordial para os tempos de crise”.
Para Pensar: O mundo está cada vez mais isolado. Com o avanço da tecnologia, o ser humano tem cada vez mais imergido em uma realidade fictícia se interessando cada vez pelo mundo real. Uma das áreas que mais penam neste processo é a área dos relacionamentos. Sempre se esperou que o avanço nas tecnologias de comunicação traria proximidade. Mas, ao invés disso, percebemos superficialidade, desinteresse e isolamento, sim, isolamento ao mesmo tempo que temos milhares de “amigos”. Isso se reflete também no nosso relacionamento para com Deus. Acostumados como estamos, em ter padrões de amizade baseados em “curtidas e compartilhamentos”, acaba não nos trazendo interesse a velha maneira de fazer amizade com Deus – gastando tempo.
Exaltação
Ore a Deus entregando seus sentimentos de gratidão: “Sustento, saúde, família, salvação, etc.”
Descansarei - Comunidade Evangélica de Maringá https://www.youtube.com/watch?v=FPPlttYoQXM
Ore entregando todas as circunstâncias da sua vida e louve a Deus por aquilo que Ele é.
Em espírito, Em verdade – Corinhos
Edificação
INTRODUÇÃO: À medida que a pandemia vai acabando e o numero óbitos vai diminuindo, vamos ficando mais tranquilo. Nós perguntamos contudo, “porque tudo isso aconteceu”?. Muitos se questionam se por acaso não seria isso uma obra de Deus a fim de julgar os pecados do mundo. Alguns defensores da teologia da doença exaurem as redes sociais com postagens sobre possíveis motivos para a doença estar sobre nós.
Contudo, a Bíblia, nos informa que nem todas as doenças são castigo por causa do pecado. Jó, por exemplo, sendo um homem íntegro, reto e temente a Deus e que desviava-se do mal (Jó 1.1) foi acometido por uma doença. Jesus em certa feita quando foi questionado pelos discípulos sobre a teologia da doença acerca de um homem cego, Ele responde que o pecado não foi a causa da doença daquele homem (Jo 9:1-2). Porém, Deus usa doenças para julgar? A resposta é sim.
I – Deus, doenças e a Bíblia.
Existem de fato alguns relatos sobre Deus trazendo castigo para povos e pessoas específicas através da doença. Por exemplo, Nabucodonosor, grande rei da Babilônia foi acometido por uma doença mental enviada por Deus com o objetivo de julgar sua arrogância e demonstrar que Deus tem poder sobre todos (Dn 4). No novo testamento temos um exemplo parecido em Atos 12:23 onde o rei Herodes foi “acometido por um anjo” e morreu comido de vermes. Em 1 Crônicas 21:14 vemos o julgamento de Deus sobre o povo de Israel através da “peste”. Coisa semelhante aconteceu com o povo do Egito durante as 10 pragas. Todos estes textos expressam claramente que o motivo da doença foi o castigo e julgamento de Deus. Então o que permanece é a dúvida: “Estamos sendo julgados?”
II – Um Mundo em Julgamento
De fato, o mundo está sob o juízo de Deus e isso é bem anterior ao coronavírus. Na verdade, desde que o pecado entrou no mundo o julgamento de Deus começou (Gn 3). O mundo está sob maldição e sofre os efeitos do pecado original. Inclusive a Bíblia diz que o mundo aguarda a sua própria redenção (Rm 8:19-23). Este demonstra também o responsável pela sujeição (julgamento) do mundo, a saber, Deus. O mundo está sob julgamento pela vontade de Deus e ele usa sim doenças, pandemias, catástrofes, etc., para cumprir Seu desígnio. Então a pandemia, a Covid, faz parte do julgamento de Deus sobre o mundo. É importante falar, no entanto, que a covid não é o julgamento em si, mas faz parte dele. O julgamento não começou em 2020, mas sim lá no Jardim do Éden e perdurará até a segunda vinda do Senhor Jesus.
III – O Cristão em Um Mundo Sob Julgamento
Agora, é necessário pensar sobre a nossa situação. Onde está o mundo cristão nessa história. Ouvimos muitos dizendo que “crente de verdade não pegaria covid”, mas sabemos que não é assim. Paulo em uma das suas cartas escreve que tinha um espinho na carne, provavelmente uma doença que ele menciona em Gálatas 4:13-14. Seria isso o julgamento de Deus sobre Paulo? Eu creio que não, porque sabemos que não estamos sob condenação (Rm 8.1).
O mundo, porém, está sob condenação e nós vivemos no mundo. Logo, entendemos que aquilo que se passa durante a pandemia, durante às guerras, durante as catástrofes é o resultado do julgamento de Deus sobre um mundo vendido pelo pecado. E nós, os filhos de Deus, estamos sujeitos a essas coisas não para condenação, mas sim para purificação. A Bíblia afirma em várias passagens que o motivo de passarmos por tribulações é a nossa santificação e não o nosso pecado. O mundo é julgado, nós somos purificados (Tg 1.2-3). O mundo está sob a cólera de Deus. Nós estamos sob a misericórdia. Essa misericórdia permite que peguemos covid. Permite passarmos por violência. Permite vivenciar desastres naturais e as vezes permite que morramos em virtude dessas coisas.
Então a Covid é um julgamento de Deus? Sim e não. Ela é sim um julgamento de Deus porque faz parte do processo todo. Não é o julgamento de Deus para aqueles que estão em Cristo Jesus e já experimentam a vida sem nenhuma condenação (Rm 8.1). Pedro contribui com essa ideia fazendo a pergunta – Se nós, os salvos, passamos pelo julgamento de Deus (para santificação), o que será dos que estão fora e longe da vontade de Deus? (1 Pe 4.17-18).
Aplicação: Precisamos cuidar como recebemos os acontecimentos do mundo sempre tentando analisar a luz das escrituras e do plano de Deus. Precisamos perceber os sinais dos tempos e lembrar que tudo está se cumprindo para a segunda vinda. Precisamos confiar em Deus mesmo quando a pandemia bate em nossa porta.
ORAÇÃO
1. Ore a Deus pedindo forças e crescimento espiritual.
2. Ore pela sua igreja, pastores, líderes e membros em geral.
3. Ore pela sua cidade e seus líderes.
Related Media
See more
Related Sermons
See more
Earn an accredited degree from Redemption Seminary with Logos.